MUNICIPIO: SANTOS DUMONT - MG
SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO E SERVIÇOS CONCEDIDOS
EVOLUÇÃO DA FROTA DE VEÍCULOS DO MUNICIPIO DE 2002 a MARÇO DE 2012
CRESCIMENTO DA FROTA EM 10 ANOS:
5.726 VEÍCULOS = 79.46% NO PERÍODO
5.726 VEÍCULOS = 79.46% NO PERÍODO
Crescimento ano a ano
De 2002 / 2013 = 4.040%
De 2003 /2004 = 3.96%
De 2004 /2005 = 0.75%
De 2005 /2006 = 9.64%
De 2006 /2007 = 8.38%
De 2007 /2008 = 7.18%
De 2008 /2009 = 8.275%
De 2009 /2010 = 7.74%
De 2010 /2011 = 8.69%
De 2011 /2012 = 2.09% (atualizado até o mês de março 2012)
De 2003 /2004 = 3.96%
De 2004 /2005 = 0.75%
De 2005 /2006 = 9.64%
De 2006 /2007 = 8.38%
De 2007 /2008 = 7.18%
De 2008 /2009 = 8.275%
De 2009 /2010 = 7.74%
De 2010 /2011 = 8.69%
De 2011 /2012 = 2.09% (atualizado até o mês de março 2012)
Menor taxa de crescimento no período: 2004/2005 = 0.75%
Maior taxa de crescimento: 2005/2006 = 9.64%
MÉDIA ANUAL DE CRESCIMENTO: 7.9 %
ESTIMATIVA PARA O ANO DE 2020 NA MESMA PROPORÇAO DE 7.9% AO ANO= 63.2%
ESTIMATIVA EM NÚMEROS: 21.106 VEÍCULOS
NÚMERO DE HABITANTES DO MUNICIPIO: 46.284
COMPARATIVOS
FROTA ATUAL DE VEÍCULOS DE 10 CIDADES ENTRE 30 E 53 MIL HABITANTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS
SITUAÇÃO DA PRODUÇÃO NACIONAL DE VEÍCULOS AUTOMOTORES
INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA BRASILEIRA
Com 3,64 milhões de unidades fabricadas, a produção de veículos no país encerrou 2010 batendo recorde.
A alta em relação ao ano anterior foi de 14,3%. Do total de veículos produzidos, 765.000 foram exportados.
Tal recorde foi o terceiro consecutivo do setor, que encerrou 2010 com número de vendas 9,8% maior que em 2009, consolidando-se como o 4º mercado mundial de veículos.
Em 2009, o Brasil passou os Estados Unidos na produção mundial de carros de passeio e assumiu a 5ª colocação do ranking divulgado pela Organisation Internationale des Constructeurs d´Automobiles (OICA). Em termos de veículos automotores em geral, continuou na 6ª posição.
Foram contabilizados mais de 2,5 milhões de automóveis produzidos no país em 2009, enquanto que os EUA tiveram produção abaixo dos 2,3 milhões de veículos. Os EUA consomem mais carros utilitários, altamente beberrões, onde aparecem na 3ª posição do ranking, com cerca de 3,4 milhões de veículos.
Por volta de 2002, o Brasil estava atrás de todos esses pequenos países abaixo porque a população, além de ter baixa renda, não conta com as mesmas condições de financiamento destes e ainda paga impostos muito superiores pelos veículos, como se fossem cigarros (!).
Por conta disso, o Brasil tinha em 2002 a razão de 8 habitantes por veículo, enquanto a maioria dos países concorrentes tinha entre 1 e 2 habitantes por veículo. Em 2010, o Brasil já tinha por volta de 6 habitantes por veículo.
Ressalte-se que o Canadá foi ultrapassado pelo Brasil em 1997 e não mais recuperou sua posição, perdendo ainda para o México.
O mercado segurador estimava existir uma frota de 22 milhões de automóveis em junho de 2004, sendo que somente 8,2 milhões eram segurados.
São mais de 1,6 milhão km de malha rodoviária, sendo que 165 mil km estão pavimentados. Em termos de setor, havia em 2005 mais de 30 plantas industriais de montadoras instaladas no país e 500 fabricantes de autopeças, contando com o apoio de mais de 4.580 concessionários de marcas, cujas vendas representavam 5 % do PIB industrial brasileiro.
Em 2008, o país tinha uma frota de 27,5 milhões de automóveis, chegando perto de 35 milhões em 2010.
As projeções indicavam que o Brasil poderia aumentar sua frota atual de veículos automotores para 100 milhões de automóveis até 2020, perdendo apenas para os EUA e a CHINA, que tinha 13,2 milhões de veículos em 2000 (12º) e cujo consumo vem explodindo a cada ano.
Basta que a economia brasileira continue crescendo, haja crédito cada vez mais barato e menos impostos automotivos.

A população do planeta está em 7 bilhões de pessoas e a frota mundial de veículos automotores supera 1 bilhão e continua crescendo, pois a cada ano já são mais 70 milhões de veículos produzidos.
Já segundo um levantamento do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o total de veículos no país mais que dobrou nos últimos dez anos e atingiu 64,8 milhões (exatos 64.817.974) em dezembro de 2010. Em dez anos, o aumento acumulado é de 119%, ou seja, mais 35 milhões de veículos chegaram às ruas no período.
Segundo o órgão, essa seria a frota circulante no país e considera carros, motos, caminhões e outros tipos de automotores inseridos no cadastro desde 1990. Os dados do Denatran não desconsideram, por exemplo, eventuais proprietários que registraram o veículo, mas deixaram de circular e não deram baixas no registro.
O Brasil encontrava-se em 2001 somente em 10º lugar pelos motivos acima. Ressalte-se que Reino Unido, Itália e Rússia foram ultrapassados pelo Brasil naquela época dos anos 90 e não mais recuperaram competitividade.
Em 2004, o Brasil produziu 2,317 milhões de veículos automotores. Em 2005, foram produzidos no Brasil 2,530 milhões de veículos, 9,2% a mais do que em 2004 e um recorde na história do setor.
Já em 2006, o Brasil produziu 2,612 milhões de veículos automotores. Foi um recorde, pois até então o ano de 1997 havia tido o maior volume produzido na história, com 2,528 milhões de veículos. O ano de 2006 foi 3,3% superior ao de 1997. Foram vendidos no mercado interno 1,93 milhão de veículos, e foram exportadas 700 mil unidades.
Faltaram só quase 20 mil veículos, o equivalente a produção de dois dias para que a indústria automobilística atingisse a marca de 3 milhões de unidades em 2007. Chegou-se a um total de 2,980 milhões de automóveis produzidos, o equivalente a uma expansão de 14,1 % em relação ao ano anterior.
Esse recorde histórico do país em 2007 refletiu o forte consumo interno por veículos, estimulada pelo crescimento da renda do trabalhador e pela então recente facilidade de acesso ao crédito. Com esse resultado, o Brasil passou da 8ª para a 6ª posição no ranking mundial de fabricantes, ultrapassando Espanha e França.
Pelos cálculos da Anfavea, Espanha e França fecharam 2007 com produção próxima de 2,9 milhões de unidades cada, o que deu vantagem ao Brasil, ainda que por pouca diferença.
O ano de 2008 foi bom para o Brasil, com 3,216 milhões de veículos automotores. Já 2009 foi o ano da crise mundial, e o país produziu menos, com 3,187 milhões. A queda foi de apenas 1%.
Já 2010 foi excelente, com 3,640 milhões de veículos e um aumento de 14,4% sobre o fraco 2009.
Em março de 2011, foi divulgado que fevereiro teve um forte aumento de produção, de 24% sobre o mesmo mês do ano anterior. O mercado interno e as exportações iam bem, mesmo com certos ventos ao contrário, como juros e câmbio.

A produção mundial foi de 57 milhões em 2009. As projeções indicam que o Brasil poderá ainda triplicar (3X) essa produção anual foi atualizada próxima a 4 milhões, tanto para o mercado interno quanto para o externo, para algo como 12 milhões de autoveículos anuais até 2020, perdendo apenas para os EUA e a CHINA.
A China produzia 970 mil veículos em 1992, 2,334 milhões em 2001, 4,444 milhões em 2003, e continuou avançando fortemente, com seu consumo explodindo a cada ano. Em 2007, saltou para 7 milhões de unidades. Porém, ela depende do cada dia mais valioso minério de ferro, boa parte vinda do Brasil.
O crescimento das exportações continua sendo auspicioso, mesmo com o Real supervalorizado. Em 2008, as vendas externas foram de US$ 13,8 bilhões. Em 2003, foram de US$ 4,7 bilhões, US$ 1,3 bilhão acima de 2002. As vendas de 2008 só deverão ser batidas em 2011.
EXPORTAÇÕES ANUAIS DE VEÍCULOS AUTOMOTORES EM BILHÕES DE DÓLARES 2002 A 2012

Em 2009, o Brasil passou os Estados Unidos na produção mundial de carros de passeio e assumiu a 5ª colocação do ranking divulgado pela Organisation Internationale des Constructeurs d´Automobiles (OICA). Isso não é incrível, os EUA?
Foram contabilizados mais de 2,5 milhões de automóveis produzidos no país em 2009, enquanto que os EUA tiveram produção abaixo dos 2,3 milhões de veículos.
No topo do ranking aparece a China, com cerca de 10,3 milhões de carros produzidos, seguida pela pelo Japão (6,8 milhões), Alemanha (4,9 milhões) e Coreia do Sul (3,1 milhões).
No que diz respeito a veículos comerciais leves, o Brasil cai para a 6ª colocação, com apenas 606 mil unidades produzidas. Já os EUA, que consomem mais carros utilitários, aparecem na 3ª posição do ranking, com cerca de 3,4 milhões de veículos
Em 2010, a indústria automotiva mundial atingiu novo recorde no segmento de automóveis e comerciais leves. A produção mundial cresceu 19,6%, com 69 milhões de unidades vendidas contra 57 milhões em 2009, segundo a consultori PricewaterhouseCoopers.
Em contraste com o mal desempenho da indústria nos países desenvolvidos, houve forte crescimento do mercado no Brasil, na Índia, na China, na Rússia e em outros países emergentes em 2010 e 2011.
A indústria automobilística brasileira produziu 310,65 mil veículos, recorde para o mês de fevereiro. O volume ficou 18,7% acima dos 261,77 mil veículos de janeiro de 2011.
No acumulado dos dois primeiros meses de 2011, a produção somou 572,43 mil unidades, com ampliação de 15,3% em relação ao primeiro bimestre do ano anterior.
Segundo as projeções da Anfavea, o ano de 2011 deverá fechar com 3,68 milhões de unidades produzidas, renovando o recorde de 2010, quando o setor produziu 3,64 milhões de veículos.
A alta em relação ao ano anterior foi de 14,3%. Do total de veículos produzidos, 765.000 foram exportados.
Tal recorde foi o terceiro consecutivo do setor, que encerrou 2010 com número de vendas 9,8% maior que em 2009, consolidando-se como o 4º mercado mundial de veículos.
Em 2009, o Brasil passou os Estados Unidos na produção mundial de carros de passeio e assumiu a 5ª colocação do ranking divulgado pela Organisation Internationale des Constructeurs d´Automobiles (OICA). Em termos de veículos automotores em geral, continuou na 6ª posição.
Foram contabilizados mais de 2,5 milhões de automóveis produzidos no país em 2009, enquanto que os EUA tiveram produção abaixo dos 2,3 milhões de veículos. Os EUA consomem mais carros utilitários, altamente beberrões, onde aparecem na 3ª posição do ranking, com cerca de 3,4 milhões de veículos.
FROTA
Por volta de 2002, o Brasil estava atrás de todos esses pequenos países abaixo porque a população, além de ter baixa renda, não conta com as mesmas condições de financiamento destes e ainda paga impostos muito superiores pelos veículos, como se fossem cigarros (!).
Por conta disso, o Brasil tinha em 2002 a razão de 8 habitantes por veículo, enquanto a maioria dos países concorrentes tinha entre 1 e 2 habitantes por veículo. Em 2010, o Brasil já tinha por volta de 6 habitantes por veículo.
Ressalte-se que o Canadá foi ultrapassado pelo Brasil em 1997 e não mais recuperou sua posição, perdendo ainda para o México.
O mercado segurador estimava existir uma frota de 22 milhões de automóveis em junho de 2004, sendo que somente 8,2 milhões eram segurados.
São mais de 1,6 milhão km de malha rodoviária, sendo que 165 mil km estão pavimentados. Em termos de setor, havia em 2005 mais de 30 plantas industriais de montadoras instaladas no país e 500 fabricantes de autopeças, contando com o apoio de mais de 4.580 concessionários de marcas, cujas vendas representavam 5 % do PIB industrial brasileiro.
Em 2008, o país tinha uma frota de 27,5 milhões de automóveis, chegando perto de 35 milhões em 2010.
As projeções indicavam que o Brasil poderia aumentar sua frota atual de veículos automotores para 100 milhões de automóveis até 2020, perdendo apenas para os EUA e a CHINA, que tinha 13,2 milhões de veículos em 2000 (12º) e cujo consumo vem explodindo a cada ano.
Basta que a economia brasileira continue crescendo, haja crédito cada vez mais barato e menos impostos automotivos.
FROTA MUNDIAL DE VEÍCULOS AUTOMOTORES EM MILHARES - 2008
A população do planeta está em 7 bilhões de pessoas e a frota mundial de veículos automotores supera 1 bilhão e continua crescendo, pois a cada ano já são mais 70 milhões de veículos produzidos.
FROTA BRASILEIRA DE VEÍCULOS AUTOMOTORES EM MILHÕES - 2002 A 2012
Segundo o órgão, essa seria a frota circulante no país e considera carros, motos, caminhões e outros tipos de automotores inseridos no cadastro desde 1990. Os dados do Denatran não desconsideram, por exemplo, eventuais proprietários que registraram o veículo, mas deixaram de circular e não deram baixas no registro.
PRODUÇÃO
O Brasil encontrava-se em 2001 somente em 10º lugar pelos motivos acima. Ressalte-se que Reino Unido, Itália e Rússia foram ultrapassados pelo Brasil naquela época dos anos 90 e não mais recuperaram competitividade.
Em 2004, o Brasil produziu 2,317 milhões de veículos automotores. Em 2005, foram produzidos no Brasil 2,530 milhões de veículos, 9,2% a mais do que em 2004 e um recorde na história do setor.
Já em 2006, o Brasil produziu 2,612 milhões de veículos automotores. Foi um recorde, pois até então o ano de 1997 havia tido o maior volume produzido na história, com 2,528 milhões de veículos. O ano de 2006 foi 3,3% superior ao de 1997. Foram vendidos no mercado interno 1,93 milhão de veículos, e foram exportadas 700 mil unidades.
Faltaram só quase 20 mil veículos, o equivalente a produção de dois dias para que a indústria automobilística atingisse a marca de 3 milhões de unidades em 2007. Chegou-se a um total de 2,980 milhões de automóveis produzidos, o equivalente a uma expansão de 14,1 % em relação ao ano anterior.
Esse recorde histórico do país em 2007 refletiu o forte consumo interno por veículos, estimulada pelo crescimento da renda do trabalhador e pela então recente facilidade de acesso ao crédito. Com esse resultado, o Brasil passou da 8ª para a 6ª posição no ranking mundial de fabricantes, ultrapassando Espanha e França.
Pelos cálculos da Anfavea, Espanha e França fecharam 2007 com produção próxima de 2,9 milhões de unidades cada, o que deu vantagem ao Brasil, ainda que por pouca diferença.
O ano de 2008 foi bom para o Brasil, com 3,216 milhões de veículos automotores. Já 2009 foi o ano da crise mundial, e o país produziu menos, com 3,187 milhões. A queda foi de apenas 1%.
Já 2010 foi excelente, com 3,640 milhões de veículos e um aumento de 14,4% sobre o fraco 2009.
Em março de 2011, foi divulgado que fevereiro teve um forte aumento de produção, de 24% sobre o mesmo mês do ano anterior. O mercado interno e as exportações iam bem, mesmo com certos ventos ao contrário, como juros e câmbio.
PRODUÇÃO MUNDIAL DE VEÍCULOS AUTOMOTORES EM UNIDADES - 2009
A produção mundial foi de 57 milhões em 2009. As projeções indicam que o Brasil poderá ainda triplicar (3X) essa produção anual foi atualizada próxima a 4 milhões, tanto para o mercado interno quanto para o externo, para algo como 12 milhões de autoveículos anuais até 2020, perdendo apenas para os EUA e a CHINA.
A China produzia 970 mil veículos em 1992, 2,334 milhões em 2001, 4,444 milhões em 2003, e continuou avançando fortemente, com seu consumo explodindo a cada ano. Em 2007, saltou para 7 milhões de unidades. Porém, ela depende do cada dia mais valioso minério de ferro, boa parte vinda do Brasil.
O crescimento das exportações continua sendo auspicioso, mesmo com o Real supervalorizado. Em 2008, as vendas externas foram de US$ 13,8 bilhões. Em 2003, foram de US$ 4,7 bilhões, US$ 1,3 bilhão acima de 2002. As vendas de 2008 só deverão ser batidas em 2011.
EXPORTAÇÕES ANUAIS DE VEÍCULOS AUTOMOTORES EM BILHÕES DE DÓLARES 2002 A 2012
Em 2009, o Brasil passou os Estados Unidos na produção mundial de carros de passeio e assumiu a 5ª colocação do ranking divulgado pela Organisation Internationale des Constructeurs d´Automobiles (OICA). Isso não é incrível, os EUA?
Foram contabilizados mais de 2,5 milhões de automóveis produzidos no país em 2009, enquanto que os EUA tiveram produção abaixo dos 2,3 milhões de veículos.
No topo do ranking aparece a China, com cerca de 10,3 milhões de carros produzidos, seguida pela pelo Japão (6,8 milhões), Alemanha (4,9 milhões) e Coreia do Sul (3,1 milhões).
No que diz respeito a veículos comerciais leves, o Brasil cai para a 6ª colocação, com apenas 606 mil unidades produzidas. Já os EUA, que consomem mais carros utilitários, aparecem na 3ª posição do ranking, com cerca de 3,4 milhões de veículos
Em 2010, a indústria automotiva mundial atingiu novo recorde no segmento de automóveis e comerciais leves. A produção mundial cresceu 19,6%, com 69 milhões de unidades vendidas contra 57 milhões em 2009, segundo a consultori PricewaterhouseCoopers.
Em contraste com o mal desempenho da indústria nos países desenvolvidos, houve forte crescimento do mercado no Brasil, na Índia, na China, na Rússia e em outros países emergentes em 2010 e 2011.
2011
Segundo a Anfavea, a produção e as vendas de veículos novos no país registraram avanços na casa de 24% em fevereiro de 2011 ante o mesmo mês de 2010.A indústria automobilística brasileira produziu 310,65 mil veículos, recorde para o mês de fevereiro. O volume ficou 18,7% acima dos 261,77 mil veículos de janeiro de 2011.
No acumulado dos dois primeiros meses de 2011, a produção somou 572,43 mil unidades, com ampliação de 15,3% em relação ao primeiro bimestre do ano anterior.
Segundo as projeções da Anfavea, o ano de 2011 deverá fechar com 3,68 milhões de unidades produzidas, renovando o recorde de 2010, quando o setor produziu 3,64 milhões de veículos.
FONTES DE INFORMAÇÕES: IBGE/ Economiabr.com.br/ anfavea/DENATRAN




É assustador e será impossível a convivência entre pessoas e veículos.
ResponderExcluirPela primeira tabela, a nossa cidade, está com 25.866 veículos, até março de 2012. Está interpretação está correta?
Caso esteja, o número de veículos do município é maior que a metade da população e ainda tem os veículo que não são licenciados na cidade.
Imaginem se todos eles resolverem "passear" no centro da cidade ao mesmo tempo!